domingo, 1 de fevereiro de 2009

Urgências


Notícia do Expresso deste fim-de-semana: a comissão de cultura da Assembleia da República decidiu, a 6 de Janeiro, ouvir com urgência o respectivo Ministro. Pinto Ribeiro, o Ministro da Cultura atendeu a esta urgência marcando a audição para 3 de Fevereiro.
A noção de Urgência varia largamente de ministério para ministério. No da Saúde urgência significa responder às necessidades de quem nos chama num intervalo de poucos minutos a poucas horas. No caso do Sr. Ministro Pinto Ribeiro significa algumas semanas.

Como é diferente a urgência na Cultura…

2 comentários:

  1. A cultura é algo que se consome em lume muito... mas muito brando...
    É que há urgências e urgências!

    ResponderEliminar
  2. A noção de Urgência varia largamente, ponto! Não só de ministério para ministério, mas de situação para situação, de dia para dia, de pessoa para pessoa. O meu Urgente não é, muitas vezes, ou quase nunca, o Urgente do outro.
    É uma noção vaga, de algo que carece rapidez, seja lá isso o que for...
    Num Dicionário de Lingua Portuguesa encontramos:1. qualidade do que é urgente; carácter do que não admite demoras; 2. necessidade imediata; 3. pressa; 4. aperto; 5. situação que exige atenção imediata; 6. serviço de um hospital onde se prestam cuidados médicos e cirúrgicos com carácter de emergência.
    Mas convém dizer que também o Ministério da Saúde tem dias e, por vezes abre, não raras excepções, à resposta de minutos a horas, para a Urgência de alguns que esperam semanas a meses até verem a sua situação atendida!

    ResponderEliminar